-
Arquitetos: platau
- Área: 400 m²
-
Fotografias:Ieva Saudargaite
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Zgharta encontra-se numa paisagem mediterrânea de oliveiras.
O terreno se inclina suavemente para a rua principal e goza de uma vista sem obstáculos. A casa negocia condições de topografia inclinada, pontos de vista e privacidade, concentrados em dois níveis horizontais em forma de L que seguem o terreno natural. O térreo consta de dormitórios, banheiros e espaços técnicos. O nível superior está dedicado à principal sala de estar, sala de jantar, cozinha e biblioteca.
A extrusão dos dois níveis horizontais cria um terceiro espaço, um pátio ao ar livre que permite que a paisagem esteja presente em toda a casa. Uma parede de pedra em forma de U envolve o projeto criando uma borda exterior intensa e uma série de pátios fechados. No nível inferior, os pátios são uma série de jardins interiores que inundam os banheiros e os dormitórios com luz natural. No nível superior, o pátio é uma varanda de entrada ao ar livre. Em contraste, os interiores são totalmente de vidro, aberto à privacidade do jardim, pátios e às vistas do horizonte. O telhado possui grandes beirais, dando sombra e privacidade aos espaços de vidro abaixo.
Desde a rua, a casa é percebida como uma série de silhuetas horizontais que se desvanecem no solo.
A paleta de materiais compreende o revestimento de pedra de arenito dos limites do terreno e a parede em forma de U, concreto branco para o teto e estrutura, e vidros para as elevações interiores. A orientação sul da casa e sua massificação permite a iluminação natural, ventilação cruzada e refrigeração passiva para todos os espaços;